Informações Técnicas/ Concreto Estampado
História do concreto estampado
tecnologia
do concreto
estampado foi desenvolvida
nos EUA, onde é utilizada há mais de 60
anos.
No Brasil a técnica
começou a ser utilizada em 1995, quando
algumas empresas aplicadoras importavam
todos os produtos, estampas e
ferramental necessário para aplicação
em suas
obras.
O concreto estampado é um pavimento de concreto monolítico, executado “in loco”, que recebe um tratamento na superfície, no mesmo instante em que é feita a sua concretagem.
A técnica de pavimentação em concreto estampado nada mais é do que um sistema de impressão, que reproduz um desenho no piso e lhe confere maior resistência à abrasão e ao atrito. Incorpora beleza, durabilidade, facilidade de manutenção e custos baixos, além de reproduzir o charme de outros tipos de pisos, como: pedras, tijolos, cerâmicas, blocos, madeiras, lajotas.
Memorial Descritivo
Para conhecer mais sobre a tecnica, baixe o arquivo com memorial descritivo e conheça os produtos usados para confecção do concreto estampado no Brasil.
BaixarCaracteristicas do piso
A calçada de concreto estampado para ambientes externos deve levar em consideração os aspectos de uso, como: abrasão, tráfego de pedestres, cadeirantes e intempéries, abaixo as principais caracteristicas do piso:
Conforto de rolamento: a regularidade da superfície é obtida por estampas que não proporcionam juntas salientes
Superfície antiderrapante: o concreto proporciona segurança aos pedestres, mesmo em condições de piso molhado
Conforto térmico: a utilização de concreto com pigmentação clara proporciona menor absorção de calor, melhorando o conforto térmico das calçadas
Liberação ao tráfego: de 24 h para tráfego leve de pedestres a 48 h para tráfego de veículos leves
Resistência e durabilidade: a elevada resistência do concreto confere grande durabilidade à calçada.
Produto ecológico: os produtos à base de cimento podem ser totalmente reciclados e reutilizados na produção de novos materiais.
Isto ajuda na preservação de jazidas de calcário e evita a saturação de aterros.